Ser Brasileiro: 7 Coisas Incríveis Da Qual Você Nunca Se Deu Conta

7 Coisas Incríveis de Ser Brasileiro - Podcast Morte e Vida José

Ser brasileiro é uma constante batalha contra as intempéries da vida e achar coisas ruins de que se reclamar já uma prática cultural do brasileiro, afinal basta por a cabeça para o lado de fora de nossa casa e ver por si só.

Porém nem tudo são mazelas em terras tupiniquins e hoje vamos falar de 7 coisas incríveis de se viver no Brasil e ser brasileiro.

Redes Sociais

@morteevidajose [facebook / instagram / youtube]

Participantes do Podcast

1. Os Melhores Podcasts do Mundo

Sim amiguinhos, acredite ou não, nós temos os melhores podcasts do mundo. E antes que você me diga que não é necessário ser brasileiro para ouvir nossos podcasts, eu lhe digo que tem razão. Porém, quem no resto do mundo perde tempo aprendendo português?

A nossa língua, no geral, não é prioridade para nenhum gringo na sua lista de línguas a se aprender na vida. Daí a vantagem de ser brasileiro.

E como eu disse, os podcasts tupiniquins são os melhores do mundo. São bem produzidos. São bem humorados. Geralmente possuem mais de duas pessoas dando suas opiniões. Somos extremamente diversificados e criativos. 

Sei que eu já disse que 90% dos podcasts brasileiros são sobre cultura nerd e geek, isso ainda é verdade, mas este quadro está mudando. E mesmo entre esses 90% de nerdices e afins, ainda há um grande variedade de formatos.

É bom também lembrar que os novos podcasts tentam ao máximo se distinguir da velha guarda podcastal. Um exemplo somos nós mesmos do Morte e Vida José. Você conhece algum outro podcast voltado à cultura brasileira?

2. Uma Cultura e Diversidade Impressionante

Nós falamos no podcast como somos um povo feliz apesar de todos os pesares. E essa felicidade geralmente é bastante aparente em nossa cultura e diversidade.

Talvez você nunca tenha parado para pensar no assunto, mas quais outros países do mundo tem uma diversidade de religiões, de jeitos de falar, de músicas populares, de modos de se vestir, de maneiras de se pensar, jeitos de se viver (ou sobreviver), de se locomover, de se amar,  etc, igual ou maior que a do Brasil?

São poucos e menos ainda. Devido as proporções continentais do nosso país, todo brasileiro pode se orgulhar de viver em uma sociedade extramente diversificada. Graças a isso, que as chances de haver uma tragédia nos padrões nazistas da segunda grande guerra, em terras tupiniquins, são quase inexistentes.

Já que, basicamente, não existe cidadão brasileiro que não tenha em seu sangue origens, indígenas, de africanos e de europeus. Claro, com raríssimas exceções. O Que diminui consideravelmente o nosso preconceito racial. 

Claro que ainda há, mas quando comparamos o Brasil a outras nações mais antigas e de sangue mais puro, vemos uma diferença gritante nesse quesito.

3. Paisagens Belas Para Todos os Gostos

Vou presumir que você a essa altura do campeonato já saiba que moro em Pernambuco. O que talvez você não saiba, é que Jatobá (cidade em que resido) fica bem longe de Recife, nossa capital. Então, praias, por aqui não tem. Mata atlântica, também não tem.

Não tem um monte de coisas encontradas na capital. Mas, até aí, tudo normal. Porém o que temos são paisagens deslumbrantes.

Eis nossa terceira vantagem de ser brasileiro. Novamente, com poucas exceções, a maioria das cidades brasileiras são cercadas de paisagens naturais que dão inveja ao resto do mundo.

Talvez você argumente que na sua cidade não tem nenhuma paisagem natural bonita, mas será mesmo? O que acontece na maioria das vezes é que já estamos tão acostumados a falar mal de nossos lugares, que esse sentimento negativo enubla nossa visão.

Outra fator, é que em diversas vezes, o que falta mesmo é coragem para sair de casa e ver o mundo que nos cerca. Não é raro o cidadão arranjar desculpas como: Trabalho demais; Não tenho dinheiro; Não conheço o lugar; Não tenho amigos; e por aí vai.

Uma coisa que realmente não pode ser usada como desculpa é falta de variedade. Aqui onde moro, a paisagem natural é Caatinga, com rio e serras a se explorar. O resto do país é um prato cheio. Tem mar, com águas quentes e frias. Tem rio, riacho, lago e açude. Tem mata Atlântica, Amazônica, de Pinheiros e Cerrado. Tem até Duna com lagoa. Tem para todo gosto e todo bolso.

O falta mesmo é disposição do cidadão.

4. Rios e Praias

Apesar de já ter citado este tópico no conteúdo do anterior, falar de dos nossos recursos hídricos merece um tópico só para si.

Para esse, você pode se considerar sortudo de ser brasileiro. São pouquíssimos países que podem se gabar de possuir tanta água disponível quanto a gente. O Brasil possui 12% de toda água doce do mundo, e acredite, isso é coisa para caramba.

No primeiro episódio do Morte e Vida José, #1 – Sete Anos de Seca, falei como o Nordeste vem sofrendo com uma seca prolongada. Mas mesmo nossa seca não se compara com os verdadeiros infernos hídricos que são certos países pelo mundo.

Existem até especialistas que afirmam que o Brasil pode se envolver em uma guerra no futuro, simplesmente para defender nossa água.

Também não podemos nos esquecer do lado recreativo que a nossa abundância em água proporciona. 

Eu nasci em uma cidade ribeirinha. Cresci e me criei aqui em Jatobá, outra cidade ribeirinha, banhada pelo imponente São Francisco. Não consigo nem me imaginar vivendo em algum lugar que não tenha um rio, para tomar um banho nos dias mais quentes.

E para quem gosta de praia, também deu sorte, pois a maior parte do litoral brasileiro possui praias propícias ao banho, como mostra o Raio X do Litoral Brasileiro.

No quesito elétrico, somos infinitamente sortudos, pois possuímos um dos maiores potenciais hidroelétricos do mundo. Uma energia que é barata e limpa (na medida das proporções).

5. Clima Favorável

Está fazendo muito calor hoje? Está chovendo? Está seco? O clima não está favorável?

Não amiguinho, o clima sempre está favorável em terras tupiniquins. Ser brasileiro também significa viver em uma terra que já foi confundida com o Jardim do Éden.

Aqui não tem furação, não tem terremoto, nem maremoto, não tem vulcão, nem muito menos tornados que arrancam casas do chão. 

Ok, talvez conseguimos provar um pouco dessas coisas, mas somente em situações muito específicas. 

Neve nós até temos, mas somente no sul do país. Mesmo assim não se compara com os dois ou três metros de neve que cai nas tempestades europeias.

Quanto à terremotos, recentemente foi noticiado alguns pequenos tremores. Porém alguns especialistas afirmam que eles estão ligados a drenagem dos lençóis freáticos.

Quando surge algum tornado por aqui é noticiado em todos os canais como uma grande curiosidade. Situação totalmente inversa da que acontece nos Estados Unidos, onde esse fenômeno meteorológico destrói centenas de residencias todos os anos. Além das incontáveis mortes.

Talvez uma coisa da qual poderíamos nos reclamar são das enchentes. O problema é que, nos poucos lugares do Brasil em que ocorre enchentes naturais constantes, os ribeirinhos já estão adaptados a esse fenômeno.

Já nas grandes cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, o problema na verdade são dois. 1º lixo jogado nas ruas (pelos próprios moradores). 2º incompetência da administração pública.

Para e reflita bem, talvez a gente realmente more em um paraíso, ao menos na questão climática.

6. O Lado Social

Outra coisa que a maioria dos brasileiros não se toca ou se esquece, ou mesmo, tem raiva. O Brasil é um dos países que mais investem na questão social do mundo. Hoje não vamos discutir se ele faz isso bem ou direito, mas o quão ampla é esse lado.

Educação Grátis

Sim, educação gratuita. Nós falamos disso durante o o poscast, mas não custa nada repetir e melhorar se possível.

O Brasil é um dos poucos países do mundo que oferece edução básica (ensino fundamental e médio) totalmente gratuitos. Eu até compreendo que deveria haver muito mais escolas privadas para melhorar a educação geral como um todo, mas a realidade econômica do Brasil sempre foi inferior aos países no qual nos espelhamos.

Se não houvesse escolas e faculdades públicas, eu provavelmente não teria qualquer tipo de formação. Na mesmo situação encontrasse milhares de outras pessoas. Gostando ou não do nosso governo, esse ponto positivo não posso deixar de dá. 

Programas de Assistência

Como disse no inicio do texto, ser brasileiro é uma constante batalha contra as intempéries da vida, e se você for pobre pode elevar ao cubo. Daí a importância dos programas de assistência social.

E veja, sei muito bem que a maioria desses programas virou ou foram planejados para serem cabides de votos. 

Por outro lado, programas como bolsa família podem ser a diferença entre ter o que comer ou não na vida de milhares de pessoas, principalmente em tempos de crise como os que vivemos. Tá certo que com esse dinheiro não vai dá para comprar uma calça de R$ 300,00 para uma jovem de 16 anos, mas já vai servir.

7. Liberdade

Nosso último quesito e um dos mais importantes. A liberdade.

Ser brasileiro é também poder desfrutar de um nível de liberdade invejável, principalmente se compararmos a países como Cuba e China. Mas mesmo comparando a países como Estados Unidos e Reino Unido, nós ainda estamos na frente.

Aqui, basicamente, você pode falar o que quiser o quanto quiser sobre absolutamente qualquer coisa que lhe venha na mente, que é permitido. Contanto que não ofenda ninguém, você nunca terá problemas.

Com exceção de no caso de você está disseminando nazismo, aí é xilindró.

Maior prova que o Youtube brasileiro não tem. Basta procurar um pouco e logo se encontra vídeos que em outros países resultaria em cadeia, ou por falarem mal do governo, ou por incitarem a violência, intolerância, preconceito, ou por simplesmente espalharem mentiras. Tem de tudo nesse youtube tupiniquim.

E não é só liberdade de expressão. Nós temos também liberdade de ir vir. De amarmos a quem quisermos, seja de qual sexo for. Podemos nos vestir da maneira que quisermos (apenas com algumas certas restrições de locais). Podemos praticar a religião que quisermos ou mesmo nenhuma, e não estaremos cometendo nenhum crime. E por aí vai.

Sobre Ser Brasileiro

Ta certo que ser brasileiro não é a coisa mais fácil do mundo, mas essa mania de somente falar mal de nós e enaltecermos os gringos já anda passando do saudável. O Brasil tem muita coisa que precisa melhorar, mas já tem muitas outras que nos dão orgulho de ser brasileiro basta olhar com atenção.

Se você gostou do artigo e/ou do podcast e quer que a gente produza mais desse tipo de conteúdo, demonstre clicando em uns dos botões das redes sociais. Se você tiver alguma dúvida, deixa um comentário com sua questão ou mesmo com sua contribuição. E por último, se você quiser ser avisado sempre que tivermos um novo artigo aqui no Morte & Vida José, assine a nossa lista de e-mail.Lista de e-mail

Muito obrigado por sua leitura e pelo seu download, fique sob a proteção de sua entidade metafísica favorita e até o próximo artigo/podcast.


Sobre SrJairan

Formado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia, aspirante a escritor, fundador e administrador do site/podcast Morte & Vida José! E um apaixonado por natureza e cultura.