Podcast 2000 Downloads – M&V José! #38

Podcast 2000 Morte e Vida José

Seja bem vindo jovem mancebo para mais uma leve dose de cultura, eu sou Jairan Rodrigues o fundador e administrador do podcast que você está ouvindo, Morte e Vida José, diretamente de uma cidadezinha do interior de Pernambuco chamada Jatobá.

Um Podcast Sobre Cultura Brasileira

Eu não lembro mais exatamente quando comecei a ouvir podcast, mas se não me engano foi entre 2009 e 2010, talvez 2011. É, minha memória não é boa para datas. Como quase todo mundo, comecei ouvindo o Nerdcast. Fui apresentado à mida por um de seus vídeos que, quem diria, também não lembro qual foi.

Depois de um tempo conheci outros podcasts, com qualidades variadas tanto de produção como de conteúdo. Um deles foi o Alô Tecnica. Sim, eu conheci primeiro o Alô Tecnica antes do RádioFobia. Para quem não conhece, o Alô Tecnica é uma atração dentro do podcast RádioFobia do Léo Lopes, editor do Nerdcast. Foi ouvindo o seus podcasts que o bichinho podcastal me mordeu.

Ok, vamos fazer um podcast, mas sobre o quê? 

O que você acha de falar sobre nerdices? Como 90% dos podcasts que já existiram no Brasil? Acho melhor não, não me considero um nerd. Então um sobre cultura geek? Apesar de gostar do tema, não me sentiria a vontade falando sobre isso. Sem falar que dos 10% restantes, uns 80% já falam disso. Então o quê?

Cultura brasileira

Foi aí que percebi que poucos podcasters tratavam sobre temas “originalmente brasileiros”. A maioria esmagadora fala sobre coisas que acontecem em terras gringas. Não que haja nada de errado nisso. E vou repetir o que já disse várias vezes por aqui, não apoio a xenofobia e a acho uma babaquice.

A cultura brasileira é muito influenciada por fatores externos, admirar, comentar e discutir temas estrangeiros é uma simples consequência desse traço.

Então estava decido que o tema ia ser a cultura brasileira. Um assunto do qual eu sou apaixonado, e querendo ou não, muito mais fácil de falar com alguma propriedade.

Porque não cultura nordestina?

Ainda me questiono as vezes em porque não fechar mais ainda o nicho e falar só sobre cultura nordestina. Imagino que a essa altura do campeonato você já saiba que moro em Pernambuco, um estado que pertence ao que compreendemos como nordeste.

Porém o Brasil é muito grande e não quero deixar de falar de coisas de outros cantos do país ou feito por brasileiros, mesmo que eles não morem no país, como foi o caso do podcast que fizemos sobre o excelente livro Filhos do Fim do Mundo”  do autor Fábio Barreto, que mora em Los Angeles. Ou do magnifico O Alquimista do consagrado Paulo Coelho, que mora, no mundo.

Outro problema seria falar de filmes. Se tivesse escolhido o tema cultura nordestina, nós não teríamos falado da porcaria do filme Sonhos Roubados ou do eletrizante Dois Coelhos.

Além do quê, com tantas coisas para dividir surgindo todo dia, melhor é fazer um podcast que celebra a unidade.

Podcast 2000 Downloads

Podcast 2000 MétricaOntem, pela manhã fiz algo que a alguns meses não fazia, olhei as métricas do podcast, e para minha surpresa lá estava o número mágico, 2034 downloads.  E como dito no último podcast deste tipo, “Os Duzentos”, aqui estamos para falar o um pouco sobre o nosso “podiquesti” como Wellingnton Lima gosta de dizer.

Os  Duzentos

M&V José! #12 - Os Duzentos

Você lembra desse podcast? Já faz quase um ano que publiquei o episódio “Os Duzentos”, esse foi o episódio número 12, que para ser mais exato, foi ao webar em uma segunda-feira, no dia 18 de Abril de 2016.

Existem canais de podcast que quando são lançados tem muito mais de 200 downloads em um só programa. Não preciso dizer que não foi o nosso caso, foi preciso 11 episódios para alcançar esse número. Demorou? Sim, mas estava feliz feito pinto na merda.

Curiosamente, hoje em dia, eu considero exatamente os 12 primeiros podcasts do Morte & Vida José, como sendo os seus piores programas. Na verdade eu considero até que a nossa atração começou mesmo a partir do episódio 13, Filhos do Fim do Mundo. Se você estiver curioso, ouça alguns desses primeiros episódios e depois ouça o episódio 13, você vai “ver” a clara diferença de qualidade.

Os Hiatos

Infelizmente eu devo admitir que deveríamos ter alcançado a marca de 2000 downloads há muito tempo porém os hiatos impossibilitaram que isso ocorresse. 

Qual é o motivo para haver um hiato em um podcsat? Não posso responder por outros, mas no nosso caso foram alguns. Na verdade até agora tivemos 3 hiatos.

O primeiro foi logo após lançar o segundo episódio, que não vou nem por o link aqui (porque esse episódio está muito ruim). Ele foi lançado no dia 5 de Outubro de 2015, mas levou mais quase dois meses para eu lançar o seguinte. . Nesse caso, fui com muita sede ao pote e acabei gastando todo o meu ânimo enquanto editava mais de uma hora de gravação que se transformou em precisos 14 minutos e 49 segundos. 

Tivemos o segundo hiato entre o episódio 3 e o 4. O Terceiro foi lançado no dia 16 de novembro de 2015 e o Quarto no dia 15 de Fevereiro de 2016.

E o terceiro e último hiato aconteceu, curiosamente, novamente em um 16 de Novembro, só que agora em 2016. Nessa data foi lançado o episódio 36 O Alquimista. E voltamos a publicar no dia 26 de Março de 2017 com o “Me Dá Meio Quilo De Imposto, Por Favor“.

Um Alquimista que deu muito trabalho

Ao simplesmente baixar e ouvir um podcast, seja ele qual for, você não faz ideia do trabalho absurdo que houve para que ele estive disponível para você.

Um dia pra gravação. 1 para edição. Outro para edição. Melhor mais dois. Ah, bota um bocado aí na conta para a edição. Depois mais tempo para programar o feed (http://morteevidajose.com.br/podcast/josefeed.xml). Antes, durante e depois de pronto ainda temos o artigo.

Não sei se você reparou, mas em todos os episódios do Morte & Vida José há um artigo que o acompanha. Pelo menos em quase todos. Após esse último hiato mudei minha perspectiva em relação aos artigos e agora os produzo com a maior qualidade de informação possível, leia-se, dias de pesquisa. Leia o artigo produzido para o podcast “Me Dá Meio Quilo De Imposto, Por Favor” , compare com os outros e veja a diferença.

Porém O Alquimista” foi uma mijada fora da bacia, em questão de edição. Levei quase um mês produzindo esse episódio. Um dos motivos foi o tempo exagerado de  gravação, mais de duas horas que virou 43 minutos e 6 segundos. 

Edição exagerada mata algo em você.

Foi o que eu aprendi depois de finalizar o trabalho. Passei alguns meses sem a menor vontade de se quer abrir o programa de edição. 

Pelo menos ficou a lição. Ter controle do período de gravação é fator vital para essa indústria podcastal.

Rumo aos 20.000

O que importa mesmo é que voltamos a produção. Mantendo a brincadeira, nossa nova meta é alcançar os 20.000 downloads. Quanto tempo você aposta que vai levar? Será que dessa vez conseguiremos passar de 16 de Novembro sem um hiato? Aguarde, baixe e compartilhe os próximos episódios para saber.

Algumas Curiosidades

Os Episódios Mais Ouvidos Até Agora

Concurseiro

O Primeiro de todos, M&V José#3 – Concurseiro. Mal gravado, mal editado, curto, e todos os outros defeitos que você puder imaginar em um podcast, mas ele ainda reina soberano no primeiro lugar desde do seu lançamento.

M&V José! #15 - Cordel do Fogo Encantado

O Segundo M&V José# 15 – Cordel do Fogo Encantado, está quase conseguindo ultrapassar o concurseiro. Esse foi o primeiro episódio que gravei com João Paulo. Na minha opinião merecia está em primeiro, quem sabe na próxima vez.

M&V José #14 - Sonhos Roubados

Terceiro. M&V José# 14 – Sonhos Roubados. Um podcast sobre um filme bem merda. Vale a pena ouvir só para ver como ficamos decepcionados com o filme.

No God, Please! Não!

Quarto. M&V José# No God, Please! Não!. Esse é o primeiro da trilogia do mal, Cultura Maldita, que compreende além desse, os episódios 26 – Violência e o último que dá nome a eles, episódio 27 – Cultura Maldita.

O Alquimista

Quinto. M&V José# 36 – O Alquimista. O Bendito o foi o causador do maior hiato que o Morte & Vida José já passou, porém ao menos ele entrou para lista dos 7 mais ouvidos. Já é algum consolo :B. 

O Homem Que Desafiou o Diabo

Sexto. M&V José# 28 – O Homem Que Desafiou o Diabo. Um que passa direto na Rede Globo de televisão, mas ainda sim, um bom filme para se ver. O artigo desse podcast tem algumas informações adicionais sobre a obra, se você gostou do filme recomendo que leia.

M&V José! #9 - O Poderoso Anki

Sétimo. No último lugar temos o episódio M&V José# 9 – O Poderoso Anki. Outro entre os 12 primeiros que aparece entre os mais vistos. Mesma coisa, mal gravado, mal editado, narração desconfortável, porém a dica continua válida, então confira e deixe seu comentário.

Agradecimentos

Primeiro, a você que baixa o nosso podcast. Se não fosse por você, não estaríamos aqui, mesmo com os hiatos.

Também tenho que agradecer a todos os meus amigos que já participaram de alguma gravação, o podcast sempre fica melhor quando há mais pessoas para dar o seu ponto de vista sobre o assunto.

E antes que eu esqueça, deixe eu deixar aqui o meu agradecimento ao meu amigo radical de direita que as vezes discorda de nós com comentários bastante construtivos. #voltaRonny

Por último tenho que agradecer aos integrantes fixos (quando a agenda bate), do Morte & Vida José. Esse podcast é tão meu quanto de vocês, eu sou apenas o fundador.

João Paulo

João Paulo Integrante do Podcast Morte e Vida José

Mestre da eletricidade e senhor das gambiarras. Gentilmente sempre nos sede sua residencia para a realização das gravações.

Wellingnton Lima

Wellingnton Lima Integrante do Podcast Morte e Vida José

Mestre das Leis e senhor dos tambores. Nunca lembra dos seus contatos e tem o nome mais difícil de se escrever.

Deny Cleide Oliveira

Deny Cleide Integrante do Podcast Morte e Vida José

Senhora do sono. Sempre dá um jeito de se deitar durante as gravações e se possível até tirar um cochilo.

Por hoje é isso amigo(a). Fique sob a proteção de sua entidade metafísica favorita e até o próximo Morte & Vida José!


Sobre SrJairan

Formado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia, aspirante a escritor, fundador e administrador do site/podcast Morte & Vida José! E um apaixonado por natureza e cultura.

  • Sidney Martillyano

    um podcast sobre a falta de energia em jatobá ¬¬