Dia do Podcast 2016 | M&V José! # 35

Dia do Podcast 2016 - Morte e Vida José

Dia do Podcast 2016 - Morte e Vida José

O dia do podcast 2016 marca 12 anos dessa maravilho mídia em terras tupiniquins. Ouça, leia e compartilhe sobre um pouquinho do podcast brasileiro.

participantes:

Jairan Rodrigues deny cleide


Dia do Podcast 2016

O dia do podcast é comemorado no Brasil todo 21 de Outubro. Essa data foi escolhida por se tratar do dia no qual o Digital Minds lançou o seu primeiro episódio em mp3 que reconhecemos como podcast, sendo ele também o primeiro do tipo em terras tupiniquins.

Lembrar dessa data como se fosse um feriado (apesar de ainda não ser) nos ajuda sempre a lembrar as origens do podcast no Brasil e do duro que os pioneiros deram para poder tonar essa mídia maravilhosa acessível a todos os entusiastas de garagem, como nós mesmos do Morte & Vida José.

Outro fator, é que a divulgação nas redes sociais como facebook, twitter entre outras, ajuda a divulgar a palavra podcastal, já que basicamente, ainda é necessário se “evangelizar” essas ovelhas desgarradas que vagam pelo mundo sem conhecer o que é podcast.

História do Podcast (Em uma leve doze)

O ato de “podcastar” tem suas origens por volta dos anos 1980. Esses que eram áudio-blogues distribuídos pela novíssima internet em formato MIDI. Esses arquivos eram distribuídos por RCS (serviço de rádio para computador). Esses programas permetiam criar estações de rádio digital para distribuir músicas e conversas.

Com o incremento da velocidade da internet e a popularização de tocadores de áudio digital como o Ipod, tudo estava pronto para a chegada do podcast ao mundo.

Foi em 2004 que Adam Curry desenvolveu uma forma de transferir arquivos de aúdio via RSS para o Itunes, tecnologia chamada na época de RSStoiPod. Estava parido o podcast. E é graças a ele ter liberado sua criação que hoje podemos fazer uso dessa incrível ferramenta.

Os primeiros podcasts no Brasil

No Brasil como tudo na vida a coisa começou meio devagar. O primeiro blog a produzir um podcast foi o Digital Minds do Danilo Medeiros, lançando-o em 21 de Outubro de 2004, mas atualmente esse podcast não se encontra mais ativo.

Ainda no mesmo ano, no dia 15 de Novembro surgiu o podcast Gui Leite, do criador de mesmo nome Gui Leite, esse podcast continua postando com regularidade e é considerado o podcast mais velho do Brasil.

Em seguida, no mês de dezembro, surgiu no dia 03 o podcast Perhappiness, do autor Rodrigo Stulzer. E no dia 13 desse mês surgiu o Código Livre, do autor Ricardo Macari.

E daí em diante mais e mais pessoas foram mordidas pelo bichinho podcastal e viraram entusiastas do podcast e em alguns casos verdadeiros profissionais, transformando essa mídia na principal fonte de renda de suas vidas.

Mas afinal, o que é podcast?

Pense em uma pergunta que as vezes é difícil de responder. Por mais simples que o podcast em si seja, nem sempre é fácil explicar, mas vamos lá. Eu, como muitos podcasters, tenho duas respostas para essa pergunta, uma simples e outra um pouco mais complexa e completa.

A resposta mais simples

É que nem um programa de radio, só que na internet, que você ou ouve no site do programa ou baixa para ouvir quando quiser.

A resposta mais completa

É um programa gravado em um arquivo digital, geralmente mp3, mas que pode ser vídeo, distribuído via RSS, ao qual você pode fazer sua assinatura e recebê-lo de maneira automática, sem a necessidade de acessar o site que o disponibiliza, e que você pode ouvir de diversas maneiras.

Como ouvir um podcast?

Por mais estranha e estúpida que essa pergunta possa parecer, no caso do podcast ela é justificável, já que são várias as maneiras que você ouvir os programas.

A primeira e a mais simples é simplesmente ouvindo direto no site que produz o podcast. Basta entrar no post do episódio especifico e clicar no botão play, como é o caso deste post por exemplo, e ouvir.

Uma segunda maneira é baixar o arquivo em mp3 e ouvir onde e quando você quiser. Essa maneira tem a vantagem de você não correr o risco de queda de internet, afinal estamos no Brasil.

A terceira maneira mais comum é baixar o podcast por um aplicativo de algum agregador. Essa é a maneira que eu sempre utilizo. Após assinar o feed (que o endereço do RSS do podcast) o aplicativo baixa automaticamente sempre que um novo episódio é lançado.

Coisas legais do podcast

Umas das coisas legais de se ouvir podcast é que ele não lhe rouba a vida por completo, como vídeos por exemplo.

Enquanto se ouve um podcast você pode realizar outra tarefa qualquer que não exija muita atenção. Eu por exemplo arrumo a casa ouvindo podcast.

Outra coisa é que geralmente os podcasts tem um tempo de duração muito maior que os vídeos publicados no youtube por exemplo. Os participantes geralmente tem bastante tempo para explicar seus pontos vista, o que torno o poder informativo da mídia muito maior.

Diferente do youtube onde quanto mais idiota melhor, os podcasts geralmente se esforçam para terem um conteúdo a passarem aos seus ouvintes de uma forma mais elaborada.

Interação com seus ouvintes. Obviamente essa não é uma exclusividade dos podcasts, mas no geral os podcasters acabam tendo uma relação muito mais íntima com os seus ouvintes do que em outras mídias.

Referencias

https://en.wikipedia.org/wiki/History_of_podcasting

diadopodcast.com.br


Sobre SrJairan

Formado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia, aspirante a escritor, fundador e administrador do site/podcast Morte & Vida José! E um apaixonado por natureza e cultura.