Benefícios da Leitura: Transformando sua vida para melhor

Benefícios da Leitura - Morte e Vida José

Em tempos de youtube, facebook, instagram e demais redes sociais, as vezes nos esquecemos dos benefícios da leitura, enquanto nos saturamos com conteúdo de baixa relevância para nossa vida.

Então está na hora de relembrarmos ou aprendermos o porque a leitura é uma atividade tão importante para as nossas vidas.

Nesse artigo você vai ler sobre:

Prepare seu marcador de páginas e vamos a leitura do dia.

A Importância da Leitura

A Importância da Leitura - Morte e Vida JoséVamos começar com uma voadora de dois pés nos peitos do cidadão.

Se você não lê, provavelmente também tem um QI baixo.

Existem várias discussões sobre a validade dos testes de QI. Eu mesmo questiono a utilidade destes tipos de teste. Porém uma coisa é inquestionável. A maioria das pessoas que tem um alto QI, também mantem o hábito de leitura

Então já fica a primeira dica. Leia livros.

Um vocabulário mais rico

Se você quer ter um vocabulário mais rico, a melhor opção é ler livros. Digo livros especificamente pois creio que os benefícios de sua leitura sejam maior que as demais formas de literatura. Até um livro ser lançado no mercado ele passa por diversas etapas e uma delas é a revisão ortográfica. Tudo bem que as vezes passa um errinho ou dois, mas que geralmente são corrigidos em versões posteriores.

Como aumentar meu vocabulário com livros?  Não basta apenas ler bastante, os benefícios da leitura só serão sentidos se você falar junto, a famosa leitura em voz alta. Porém não precisa sair gritando enquanto lê. Use a voz em um tom baixo, quase sussurrando e já servirá.

Lembre-se de não ter pressa, leia cadenciadamente e tente pronunciar as palavras com o máximo de clareza. Em pouco tempo você notará que sua dicção e vocabulário irão ter um incremento. Como bônus suas redações ficaram muito melhores, ótimo para quem vai prestar o Enem.

Na frente dos demais candidatos em concursos

Segundo a pesquisa Retratos da Leitura, 44% da população brasileira simplesmente não lê. Esse número pode ser ainda maior já que para alguns “é legal dizer que lê”, mesmo que não o faça. E desses que leem, apenas uma pequena porcentagem mantém o hábito da leitura diária.

E o que isso tem haver com os concursos? tudo.

É difícil imaginar algum brasileiro que jamais tenha feito um concurso público na esperança de uma estabilidade na vida financeira, mesmo que isso signifique uma estagnação profissional. Pois bem, se você já fez, talvez se identifique com o seguinte quadro: 

Um prova com múltiplas opções em que somente uma é verdadeira. Mais de 60 questões para responder. Uma média de 4 horas de aplicação da prova. E principalmente, enunciados que tomam um folha inteira, com textos complicados, muitas pegadinhas, olhos ardendo e dor de cabeça.

Mesmo para quem já tem o bom hábito da leitura, é complicado fazer certas provas que aparecem nos concursos da vida, imagine para quem nunca lê nada.

Ouso afirmar que pelo menos 80% dos participantes da maioria dos concursos públicos não estão preparados para o nível de leitura que uma prova dessas exige do cidadão. Então, se você já lê bastante, com certeza já está na frente dos demais candidatos.

Uma pessoa de intelecto invejável

Melhorar Incomoda - Morte e Vida JoséVocê tem um(a) amigo(a) que nas rodinhas de conversas ele(a) parece dominar quase todos os assuntos? Se tem, saiba que há 90% de chances dele ser um leitor ávido.

Não me refiro necessariamente aquele seu colega metido a sabichão, talvez ele realmente goste de ler, talvez não. Me refiro aquela pessoa que você sabe que manja dos paranauê. Bem, você também pode ser um manjador dos paranauê.

Aqui basta você ser informado e ler bastante sobre os assuntos que lhe interesse. Não existe ninguém na face da terra que saiba de tudo e na maioria das vezes, a frase mais inteligente e prudente a se dizer é: não sei.

Porém, se você quer mesmo conhecer um assunto, a internet é uma maravilha tecnológica capitalista da sociedade da qual você pode tirar proveito, pois aqui é onde está reunido o conhecimento do mundo. 

Se está na internet, é porque é verdade.

Trouxa, O 2017.

Aqui vale a maior benção de todas, o bom senso. Principalmente para notícias, é necessário que você verifique a informação em mais de uma fonte, sempre. Mesmo que informação venha de um super jornal, extremamente bem conceituado, verifique o que os outros sites estão dizendo, quais são as fontes. Isso se aplica a tudo que vem pela internet, e também pelo que vem impresso. 

Hoje em dia temos acesso a informação muito fácil, enquanto em outras épocas as pessoas simplesmente tinham que acreditar no que seu jornal favorito dizia, hoje basta que você não tenha preguiça para encontrar uma informação um pouco mais acurada.

Então para fontes de notícias temos: sites de notícias, redes sociais, jornais impressos e televisivos, podcasts, revistas, youtube, entre outros. O cardápio é extenso.

Vou repetir mais uma vez para ter certeza que ficou claro. Use o bom senso nos seus estudos.

Imune ao conto do vigário

Ok, talvez não totalmente imune ao conto do vigário, mas sem sombra de dúvidas, bem mais protegido.

O que acontece é o seguinte. As suas ligações cognitivas estão sempre em ação quando você desfruta dos benefícios da leitura, assim, quando alguém lhe conta uma lorota é muito mais fácil que você perceba. Veja bem, não estou dizendo que você vai virar o Dr. Cal Lightman, mas que suas chances de perceber uma mentira aumentam. 

Para isso, claro que é também necessário vivencia e experiencia, mas acredite ou não, há situações que podem ser vividas primeiro em livros, um lugar bem melhor para ser enganado do que na vida real.

Os livros de tramas policias são recheados destes tipos de situações. Fica a dica.

Leitura diária

Ler é um esporte para a sua mente.

Leitura Diária - Morte e Vida JoséVocê quer ficar magrinho(a)? Com barriga de tanquinho? Quer chamar a atenção das girls ou dos boys, ou quem sabe até dos dois? Porém você é um(a) gordo(a) obeso(a), sedentário que passa o dia sentado em frente ao computado. O que fazer para mudar essa situação?

A resposta todo mundo sabe. Sair um pouco da frente da tela. Começar a se alimentar melhor. Iniciar uma rotina de exercícios físicos. Se tiver um dinheirinho sobrando, investir em uma academia. Não ter pressa. E, magicamente, em alguns meses você alcançou seu objetivo fitness.

Se você quer os benefícios da leitura que citei nos tópicos anteriores o primeiro passo é começar a ler todos os dias.

Trate a leitura como um real exercício para sua mente. Tal como para o corpo, não adianta você puxar maromba hoje e depois passar 3 meses para repetir o exercício, é óbvio que isso não trará nenhum resultado. É preciso que você leia todos dias para que sua mente começe a ficar em forma.

Outra coisa é que, da mesma maneira que há pessoas que conseguem correr dezenas de quilômetros de uma vez, há pessoas que leem livros inteiros diariamente (meu sonho). Porém ainda não houve corredor profissional que em sua primeira corrida percorreu 30 km. A leitura de livros é a mesma coisa. Primeiro você lê uma página ou duas. Depois passa a ler um capítulo por dia. E dentro de alguns meses você estará lendo um livro por semana com certa facilidade.

Benefícios da leitura na infância

Mantendo a mesma linha de raciocínio do tópico anterior, eu lhe pergunto jovem mancebo, quando devemos começar a ter hábitos saudáveis em nossas vidas?

Eu devo esperar até ter 30 anos antes de entrar em um academia? Talvez esperar até os 60 antes de começar a fazer caminhada. E escovar os dentes? Devo esperar até ter quantos anos para iniciar as práticas de higiene pessoal?

Se sua resposta foi “imediatamente” ou “o quanto antes” para essas perguntas, qual será a resposta para “quando se deve iniciar-se no mundo da leitura?”

A resposta é exatamente a mesma. O quanto antes, melhor.

Existem diversos artigos científicos que provam que a leitura quando estimulada desde a infância trás diversos benefícios. Desde de melhores notas na escola à capacidade de prestar mais atenção e reter mais informação de valor.

Uma das grandes preocupações dos pais é que seus filhos podem ser má influenciados, por amizades, por professores, pela televisão, pela internet… Pela vida. Pois a melhor maneira de protegê-lo é desenvolver sua criticidade e a melhor ferramenta para isso é a leitura.

Se você é pai e quer que seu filho adquira o hábito da leitura a melhor maneira é dando o exemplo. Leia para seu filho e leia o suficiente para que seu herdeiro lhe veja lendo. Como é sabido, crianças imitam os pais e acabam por muitas vezes assumindo essas imitações como suas próprias maneiras, então que ele imite o seu hábito de leitura :B.

Benefícios da leitura para a saúde mental

Benefícios da Leitura Para a Saúde Mental - Morte e Vida JoséOs benefícios da leitura para o cérebro são diversos. Por exemplo, conforme um estudo realizado por pesquisadores de Stanfort (matéria em inglês), a leitura pode estimular áreas poucos ativas do nosso cérebro, principalmente as leituras críticas. O que, entre outras coisas, leva a uma menor perda de memória com a velhice.

Além desse maravilhoso bônus, a leitura trás outros benefícios a sua saúde mental. Um deles é o auxílio à prevenção de doenças da mente.

Veja bem, não estou mandando você jogar seus remédios fora (caso você sofra de algum dos males da mente) e passar a somente ler. Ou afirmando que a leitura pode ser usada como tratamento clínico.

Já disse isso em um tópico anterior, mas realmente vale a pena ressaltar. Tal como os exercícios físicos previnem doenças do corpo, a leitura funciona de maneira semelhante para o seu cérebro e sua mente.

Por exemplo, a leitura ajuda a prevenir a doença do século, a tristeza sem fim conhecida como Depressão. Essa doença terrível que pode atingir a qualquer um independente da cor, classe, idade ou religião, ainda não é totalmente compreendida pela ciência, mas ao que tudo indica, uma boa dose de leitura diária pode ajudar a manter esse demônio afastado de sua cabeça.

Benefícios da Leitura: vários universos incríveis a um livro de distância

Benefícios da Leitura: Vários Universos a Um Livro de Distância - Morte e Vida JoséEu, como todo pobre, não posso me dar o luxo de viajar a toda hora, na verdade eu quase nunca viajo, o que lamento profundamente. Viagens são sempre sensacionais. Mesmo que o carro quebre, que chova, que esteja tudo lotado, que você fique em um lugar bem… de gosto duvidoso, que dê tudo errado, viagens são sempre sensacionais.

Claro que é necessário ter um pouco de paciência, mas as lembranças e a vivência sempre valem a pena.

O problema aqui é que sou pobre, como já disse, e na crise que vivemos está complicado fazer qualquer coisa que envolva um gasto superior a quantia de R$ 5,00. Imagine viajar.

Contudo, há uma solução para viajarmos sem gastar R$ 1,00 se quer. Lendo livros.

Mais um dos benefícios da leitura. Universos incríveis estão à distância de um livro, basta que você o abra e comece a ler.

Digo universos porque sou fã dos gêneros de ficção e principalmente fantasia, mas já li quase todo tipo de gênero literário. Todos eles têm características interessantes, porém todo mundo tem o seu gênero favorito. Qual é o seu?

Que tal passear pela Espanha campestre, conhecer o Japão atual ou medieval. Estados Unidos? É o que mais tem. Regiões do norte ao sul do Brasil. Um pouco do México. Todos esses são exemplos de lugares em que já estive por meio dos livros. Um dia quero ter a oportunidade de conhecê-los pessoalmente, mas por enquanto, me divirto a distância por meio das letrinhas impressas (e as vezes digitais).

Nunca é Tarde Para Começar a Ler

– Ah Jairan, eu até que queria ler, mas já sou velho demais.

– Eu também bem que queria, mas não tenho tempo.

– Eu até tento ler, mas sempre acabo desistindo.

– Eu não quero ler. Isso é um perda de tempo.

Não existe isso de ser velho demais. Se você consegue ler, mesmo que seja em braile, você pode começar a ler agora. Lhe garanto que mal não fará e que apenas lhe trará benefícios.

Se acha que não tem tempo, é porque está em mente a leitura de enormes livros, que levam meses para serem lidos. Não precisa disso, na verdade o ideal é começar com um leitura mais leve e casual. Para isso, existem diversos leitores de livros para Smartphone, que lhe permitem ler a qualquer hora e em qualquer lugar, basta escolher um deles e ser feliz.

Se você está começando a ler, mas sempre acaba desistindo, isso é sinal que você ainda não achou o gênero certo de introdução. No meu caso, o livro que me pegou de vez no mundo da leitura foi o “As Crônicas de Nárnia”. No meu caso, foi o compilado com todos os livros da série, levei um mês para ler, mas depois disso não queria mais parar de ler.

E esse é o segredo, achar a leitura ideal. Recomendo começar por livros pequenos de até 100 páginas, pois as chances de você terminá-los será maior e também porque lhe possibilitará ler um maior número de gêneros e encontrar aquele com o qual você mais se identifica.

E você não quer ler, pois acha isso uma perda de tempo. Lamento por você.

Ok, quero começar ler e aproveitar todos os benefícios da leitura, mas por qual livro devo começar?

O que ler?

HQs/Quadrinhos e Mangás

Berserk de Kentaru Miura - Morte e Vida JoséApesar de ter passado o artigo inteiro falando dos benefícios da leitura e de como é bom ler livros, você não precisa começar seus exercícios de leitura com livros, existem outras mídias que são excelentes para a introdução no mundo da leitura. A primeira que vou citar é HQs/Quadrinhos e Mangás.

Eu não sou um leitor de HQs/Quadrinhos, na verdade nem sei se há diferença entre as ditas HQs e os Quadrinhos. Li poucos deste gênero e nenhuma dessas leitura conseguiu me chamar a atenção o suficiente para que me tornasse um fã.

Por outro lado, leio bastante Mangás. Para quem não sabe, os mangás são oriundos do Japão, e abordam todo tipo de temática imaginável e inimaginável. Há várias características que diferenciam os mangás das HQs. Uma das principais é o fato dos mangás serem em preto e branco, que eu até gosto.

Outra coisa que gosto, é que acho mais fácil encontrar temáticas adultas na mídia nipônica.

O título que me conquistou foi o famoso Berserk do autor lazarento Kentaro Miura. O infeliz só lança um capítulo novo quando bem quer. Esse é um mangá para maiores de 18, com muita violência, sexo, demônios, magia e uma trama muito bem elaborada, além de ter o traço mais bem feito que lembro em um mangá.

Isso serve para mim, para você pode não servir, mesmo assim opções é que não falta. Tem Homem Aranha, Batman, Constantine, Watchmen e um monte de outras produções ocidentais que não conheço, mas que podem ser o ideal para você.

Blogs

Se você chegou até aqui sem pular nenhum tópico, parabéns. Sei que esse artigo ficou um pouco grande, mas esse é um tema do qual eu realmente gosto. Em compensação, você já está exercitando sua leitura. E aqui nós temos a próxima dica para aproveitar os benefícios da leitura, leia blogs.

Igualmente ao tópico anterior, tem para todo gosto e como para todas essas dicas de leitura, vale o mesmo aqui, você vai ter que encontrar um ou alguns blogs que escrevam bem e que lhe chamem a atenção, assine a Newsletter e desfrute dos artigos já lançados e os que ainda estão por vir.

Nós também temos uma, se você quiser ser sempre avisado de quando temos novidades basta assinar a “Lista de E-Mails do Morte & Vida José!”

Lista de e-mail

Revistas

Sim, por quê não? revistas possuem textos mais ao menos fáceis de se digerir. Não falo apenas das opções físicas. Hoje praticamente toda revista também tem uma versão online, o problema aqui é que elas geralmente cobram para que os usuários tenham acesso. Afinal o pessoal também tem contas a pagar.

Se você optar por esse tipo de mídia para então iniciar-se nesse mundo e aproveitar os benefícios da leitura, ainda há diversas opções no mercado. Digo “ainda” porque esse mercado já foi mais forte e creio que eles ainda estão se adaptando ao mercado online.

Eu mesmo já fui assinante de uma revista de photoshop, durante precisamente um ano. Depois cancelei, pois não aguentava os atrasos de até 6 meses para me entregarem as revistas. Hoje em dia não acompanho nenhuma revista.

Livros

Livros - Morte e Vida JoséJá falei tanto de livros durante este artigo que só coloquei esse tópico por obrigação da minha consciência. Já que o conteúdo deste tópico está diluído pelo artigo.

Se você acompanha o nosso trabalho, já deve ter percebido que todos que participam do Morte & Vida José adoram ler livros. Já produzimos vários artigos e podcasts sobre livros, por isso vou indicar 7 dos que tiveram mais repercussão e/ou audiência.

  1. O Alquimista
  2. Nois Que Invertemo As Coisa & O Homem Que Calculava
  3. Me Engana Que Eu Gosto
  4. O Mundo De Kurgala
  5. Filhos Do Fim Do Mundo
  6. Sertão Vermelho
  7. Literatura De Cordel

Só para lembrar, as mesmas regras dos tópicos anteriores se aplicam a esse.

Livros de Graça

– Jairan, eu até queria começar a ler, mas não tenho nem um centavo furado no bolso.

Meu amigo, de pobreza eu entendo. Se você não pode e/ou quer gastar com livros e aproveitar os maravilhosos benefícios da leitura, tudo bem, há soluções para o seu caso.

Bibliotecas públicas

Sim, elas ainda existem estão de portas abertas lhe esperando. É difícil uma cidade que não tenha ao menos uma. Basta ir até lá, fazer um cadastro fulero e escolher entre os vários títulos disponíveis.

Se você estuda, bem aí é bem mais fácil. Toda escola é obrigada a ter um biblioteca. As vezes as escolas são legais o suficiente para emprestar livros também para a comunidade. Muitos livros de bibliotecas escolares tem uma coisa legal que não se vê nos livros comuns, letras grandes. Sim letras grandes e fáceis de ler, isso para quem está começando a ler pode fazer toda a diferença, já que esses livros cansam menos a visão. Fica a dica.

Emprestado com um amigo

Sim, por que não? Se você tem um amigo(a) que gosta de comprar livros, peça a ele(a) um livro emprestado, provavelmente ele(a) vai ficar feliz em achar alguém a mais no mundo que queira se iniciar no fantástico mundo da leitura

PS: Tenha bastante cuidado com o livro. Livros não são exatamente baratos, quem os compra é porque quer colecionar, então nada de dobrar a orelha das folhas para marcar as páginas, abri-lo como se fosse um caderno, marcar ou escrever alguma coisa em suas folhas? Mas de jeito maneira alguma. Livros são quase como filhos para seus donos, então por favor, muito cuidado com o seu manuseio.

Na internet de Deus

Já disse que é aqui que o conhecimento do mundo está reunido, e é verdade. Na World Wide Web o que não falta é lugar para baixar livros de graça, mas vamos à alguns adendos.

Não baixe livros piratas. Um escritor não é um astro de rock que ganha por seus shows, ele ganha da venda de livros, então se ele mesmo não está disponibilizando de forma gratuita, não baixe pirata. Um bom lugar para começar a ler livros de graça é na sessão correspondente do Google Play

Então se você quer baixar um livro de graça, procure aqueles que entraram no domínio público. Nessa categoria, entram as obras em que o autor já morreu a 70 anos. É muito tempo? É, mas existem muitas boas obras que se encontram nessa categoria, por exemplo, todos os livros de Júlio Verneautor do incrível “A Volta ao Mundo em Oitenta Dias”,  estão em domínio público.

Nesse caso, basta procurar uma boa alma que tenha feito a tradução e tenha disponibilizado gratuitamente para download.

Já Acabou?

Sim amiguinho, obrigado por ler as 3.479 palavras desde artigo. Espero que tenha sido útil para você, já que esse é um assunto pelo qual sou apaixonado e sempre espero ver mais pessoas entrando nesse maravilhoso mundo que é a leitura.

Se você gostou do artigo e quer que eu produza mais desse tipo de conteúdo, demonstre clicando em uns dos botões das redes sociais. Se você tiver alguma dúvida, deixa um comentário com sua questão ou mesmo com sua contribuição. E por último, se você quiser ser avisado sempre que tivermos um novo artigo aqui no Morte & Vida José, assine a nossa lista de e-mail.

Muito obrigado por sua leitura, fique sob a proteção de sua entidade metafísica favorita e até o próximo artigo.

Summary
Benefícios da Leitura: Transformando sua vida para melhor
Article Name
Benefícios da Leitura: Transformando sua vida para melhor
Description
Em tempos de redes sociais as vezes nos esquecemos dos benefícios da leitura, enquanto nos saturamos com conteúdo de baixa relevância para nossa vida.
Author
Publisher Name
Morte e Vida José
Publisher Logo

Sobre SrJairan

Formado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia, aspirante a escritor, fundador e administrador do site/podcast Morte & Vida José! E um apaixonado por natureza e cultura.